O procedimento de embalar alimentos a vácuo só é indicado para alimentos frescos, pois a vantagem de se embalar a vácuo é que será conservada as condições do momento em que o alimento foi embalado, se o alimento for embalado em um estado que não é o ideal, a conservação no vácuo não irá melhorar as condições do alimento.
Laticínios, carnes e vegetais em geral é aconselhável o embalar a vácuo.
Apesar de eliminar massivamente a maior parte dos micro-organismos do alimento ao embalar o mesmo, existe um tipo de bactéria responsável pelo botulismo que são anaeróbicas ou seja não precisam de gás oxigênio para se desenvolver, alimentos que tem fácil contaminação por este tipo de bactéria, mesmo embalado a vácuo precisa de curto período de refrigeração, se o alimento for congelado o período de conservação poderá ser mais longo.
Alguns tipos de vegetais como o repolho por exemplo, produzem gases depois de ser embalado a vácuo, portanto é indicado mergulhar os vegetais antes em água quente e após este procedimento fazer a embalagem a vácuo.
Quando o alimento está embalado pode ocorrer pequena alteração de cor, porém quando o alimento é desembalado a cor normal e natural do alimento que estava embalado volta a predominar.
Não é indicado a conservação a vácuo de ervas para tempero como o coentro ou o cheiro verde por exemplo, a não ser que sejam desidratadas antes de embalar a vácuo, caso o contrário após ser desembalado a perca do sabor natural é excessivamente alta.
Quando um alimento está sendo conservado em uma embalagem a vácuo, não é alterado seu sabor e nem o seu aroma (com exceção de alguns vegetais que necessitam ser escaldados ou desidratados antes de serem embalados a a vácuo), todas as características naturais do alimento são preservadas.
Não é indicado conservar alimentos que possuem muita água como o chuchu e o tomate por exemplo.
Se o alimento for para o refrigerador é indicado lavar o alimento, dependendo do alimento é aconselhável cozinhar antes de embalar a vácuo.
Consulte-nos.