Opções de Layout

Padrão de Fundo





CLIQUE AQUI PARA TRADUZIR
  • (11) 2986-7525 | 3554-7525
  • contato@solucoesvacuo.com.br

Informações sobre Seladoras a Vácuo

Conservação a Vácuo

A conservação de produtos a vácuo, é um procedimento focado na retirada total de ar da embalagem deixando ao redor do produto um ambiente totalmente sem nenhum tipo de gás ou seja no vácuo.

As máquinas seladoras a vácuo são de total importância pois além de retirar todo o ar também faz a selagem da embalagem do produto mantendo o mesmo em vácuo total.

Para uma maior e melhor conservação dos produtos embalados é de vital importância isolar o produto ou alimento de gases como o oxigênio, pois o mesmo serve de combustível para micro-organismo como por exemplo as bactérias, responsáveis pela decomposição dos alimentos, estas necessitam de gás oxigênio para fazer crescer sua colônia. Com a embalagem selada a vácuo bactérias e outros tipos de micro-organismo irão sucumbir pela total ausência de oxigênio.

Outro fator importante para se retirar o ar da embalagem do produto ou alimento é que o gás oxigênio é muito reativo ou seja quanto mais tempo o produto tiver contato com o oxigênio maior será o processo de oxidação consequentemente deixando o produto ou alimento longe de suas condições ideais no momento de ser consumido.

Nossas máquinas seladoras a vácuo fazem a selagem das embalagens a vácuo através do processo de termofusão lacrando totalmente a embalagem a vácuo impedindo que o ar retirado retorne para dentro da embalagem.

Embalar produtos ou alimentos em embalagens a vácuo é extremamente vantajoso pois permite melhor organização no processo de armazenamento, impedindo a contaminação por odores de outros alimentos. Também é possível etiquetar cada embalagem em particular, podendo colocar a data de armazenamento entre outras informações úteis.

Conservação do Alimentos

Conservação de Alimentos

O procedimento de embalar alimentos a vácuo só é indicado para alimentos frescos, pois a vantagem de se embalar a vácuo é que será conservada as condições do momento em que o alimento foi embalado, se o alimento for embalado em um estado que não é o ideal, a conservação no vácuo não irá melhorar as condições do alimento.

Laticínios, carnes e vegetais em geral é aconselhável o embalar a vácuo.

Apesar de eliminar massivamente a maior parte dos micro-organismos do alimento ao embalar o mesmo, existe um tipo de bactéria responsável pelo botulismo que são anaeróbicas ou seja não precisam de gás oxigênio para se desenvolver, alimentos que tem fácil contaminação por este tipo de bactéria, mesmo embalado a vácuo precisa de curto período de refrigeração, se o alimento for congelado o período de conservação poderá ser mais longo.

Alguns tipos de vegetais como o repolho por exemplo, produzem gases depois de ser embalado a vácuo, portanto é indicado mergulhar os vegetais antes em água quente e após este procedimento fazer a embalagem a vácuo.

Quando o alimento está embalado pode ocorrer pequena alteração de cor, porém quando o alimento é desembalado a cor normal e natural do alimento que estava embalado volta a predominar.

Não é indicado a conservação a vácuo de ervas para tempero como o coentro ou o cheiro verde por exemplo, a não ser que sejam desidratadas antes de embalar a vácuo, caso o contrário após ser desembalado a perca do sabor natural é excessivamente alta.

Quando um alimento está sendo conservado em uma embalagem a vácuo, não é alterado seu sabor e nem o seu aroma (com exceção de alguns vegetais que necessitam ser escaldados ou desidratados antes de serem embalados a a vácuo), todas as características naturais do alimento são preservadas.

Não é indicado conservar alimentos que possuem muita água como o chuchu e o tomate por exemplo. Se o alimento for para o refrigerador é indicado lavar o alimento, dependendo do alimento é aconselhável cozinhar antes de embalar a vácuo.

Conservação com Atmosfera Modificada

Conservação com Atmosfera Modificada

Colocar um produto em uma embalagem com atmosfera modificada nada mais é do que primeiramente retirar todo o ar contido na embalagem e depois deste processo o espaço vazio pode ser preenchido por nitrogênio, protóxido de azoto, dióxido de carbono, oxigênio, argônio ou hélio dependendo do produto a ser embalado.

A embalagem com atmosfera modificada permite misturar os gases citados acima com o propósito de eliminar ou reduzir a decomposição causadas por micro-organismos. Quando um alimento é embalado com atmosfera modificada o mesmo não perde suas condições e cores naturais mesmo estando embalado, ficando assim mais apresentável para o consumidor final.

O nitrogênio é o gás mais usado nas embalagens com atmosfera modificada pelo fato de ser um gás inerte.

É importante lembrar que embalar um alimento com atmosfera modificada, não quer dizer que mesmo não precisa ser refrigerado.

Alimentos que Respiram

Alimentos que Precisam Respirar

Mesmo depois de serem colhidos frutas e vegetais ainda precisam consumir oxigênio e em consequência produzem gás carbônico ou seja são alimentos que precisam respirar.

Para alimentos vegetais é indicado o uso de seladoras com atmosfera modificada da Soluções a Vácuo.

Consulte-nos.

Alimentos que não Respiram

Alimentos que não Precisam Respirar

Ao contrário dos vegetais alimentos como por exemplo carne, derivados de leite ou outros alimentos de origem animal não precisam de oxigênio para a sua conservação, portanto embalar com atmosfera modificada não é indicado, o correto é embalar a vácuo fazendo uso de uma seladora a vácuo compatível com a porção que se deseja embalar.

Consulte-nos.

Economia e Higiene de Alimentos

Economia e Higiene

Selar produtos ou alimentos a vácuo é vantajoso porque otimiza as etapas da comercialização ou seja facilita a separação das porções já deixando o produto pronto para ser exposto nas prateleiras ou para ser estocado e posteriormente colocado nas prateleiras, portanto se economiza tempo e evita desperdício, pois apenas se manuseia o produto uma única vez na hora de embalar.

Quando um produto ou alimento é conservado em uma embalagem a vácuo ou em uma embalagem com atmosfera modificada é 100% mais higiênico do que embalar em embalagens normais pois tanto o vácuo como a atmosfera modificada não permitem que micro-organismos se desenvolvam causando degradação do alimento ou produto embalado. Sendo assim torna o refrigerador ou freezer um ambiente mais seguro de contaminações impedindo que micróbios se alastrem para outros alimentos, além de não exalar odores, enfim para ser ter maior higiene é extremamente indicado embalar os produtos ou alimentos com seladoras a vácuo ou com seladoras com atmosfera modificada.

Técnica Sous Vide

Sous Vide

Sous vide nada mais é do que cozinhar alimentos em embalagens seladas a vácuo em temperaturas amenas por longo tempo. Esta técnica foi criada na França em meados dos anos 70. Esta forma de cozinhar, se for feita com equipamentos e conhecimentos adequados, resultam em alimentos com sabores deliciosos. Quando embalado a vácuo a embalagem não permite a evaporação dos sabores e nem a presença de umidade enquanto os alimentos são cozidos em baixa temperatura, por estar embalado a vácuo não existe a presença de oxigênio evitando a oxidação durante o preparo do alimento.

A técnica de sous vide são basicamente divididas em 3 etapas:
1ª Selagem a vácuo do alimento;
2ª Cozimento em baixa temperatura;
3ª Abertura da embalagem a vácuo e consumo.

Usar a técnica de sous vide em carnes possibilita transformar peças de carnes duras com muita fibra de colágeno em peças de carne super macias de fácil corte. A técnica de sous vide pode ser aplicada em frutos do mar e peixes em geral. Em ambientes domésticos(cozinha de nossas casas) costuma-se cozinhar carnes como músculo por exemplo, em panelas de pressão fazendo com que a carne fique macia porém ressecada, já fazendo uso da técnica de sous vide além da maciez a carne fica suculenta o que não ocorre na panela de pressão. Sous vide é uma técnica muito usada pelos maiores chefes de cozinha do mundo, ou seja é uma técnica que permite uma gastronomia muito refinada.